Postagens

Mostrando postagens de junho, 2009

O Massacre de My Lai

Durante a guerra do Vietnã, o ataque norte-americano contra a vila vietnamita deixou centenas de civis mortos e chamou a atenção da opinião pública mundial para as atrocidades que estavam sendo cometidas nesse conflito. Click no link abaixo e saiba mais sobre o conflito que envergonha os E.U.A. ainda hoje. http://leiturasdahistoria.uol.com.br/ESLH/Edicoes/19/o-massacre-de-my-lai-durante-a-guerra-do-vietna-133538-1.asp Abraços.

O Fascismo no Brasil

Enquanto na Italia e na Alemanha o totalitarismo conquistava corações e mentes, no Brasil a luta ainda era incipiente. As extremas esquerda e direita transformaram a Praça da Sé num campo da batalha, ao modelo espanhol. Acessem o link abaixo e viagem na história... http://www2.uol.com.br/historiaviva/multimidia/um_-nao_passarao_-_a_brasileira.html Boa leitura!

Vestibular UFT e Enem

Inscrições abertas para o Enem Por José Filho 12 de junho de 2009 Começaram nesta segunda-feira (15) as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os concluintes de escolas públicas e privadas poderão se inscrever a partir das 8h do dia 15 de junho, até às 23h59 do dia 17 de julho. Todas as inscrições serão realizadas exclusivamente pela Internet, no endereço www.enem.inep.gov.br/inscricao . O valor é de R$ 35. As médias do chamado novo Enem poderão ser usadas no vestibular das instituições federais de ensino e também em processos seletivos de cursos profissionalizantes pós-médios. A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está entre as universidades federais que vão ofertar vagas em 2010 por meio do processo seletivo usando o novo Enem. No final de maio último, após reuniões dos conselhos de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e Universitário (Consuni), ficou decidido a reserva de 25% ou aproximadamente 800 vagas para alunos oriundos do Enem. O vestibular da UFT vai

A Criação de Israel: duas visões conflitantes

A história é contada de forma diferente por judeus e palestinos. Para aqueles, foi a concretização de um sonho milenar. Para estes, uma verdadeira desgraça. Se existe uma lição filosófica inconfundível na criação do Estado de Israel, é esta: o significado de um fato histórico depende do olho de quem o vê. Para boa parte do mundo (incluindo a maioria dos judeus ao redor do planeta, claro) a fundação de Israel foi um feito heróico, uma proeza épica, a culminância de um sonho milenar, que inflamou o coração de gerações e gerações de hebreus desde os tempos da Diáspora. Para os árabes palestinos, no entanto, foi uma catástrofe. Até hoje, eles relembram o ano de 1948 como “El-Nakba” – ou “a desgraça”. Dê um click no link abaixo e construa sua opinião. http://historia.abril.uol.com.br/guerra/criacao-israel-duas-visoes-conflitantes-435008.shtml Um ótimo feriado pra vcs... Ederval.

Os animados cemitérios medievais

As necrópoles já foram um bom lugar para morar, namorar, jogar bola, dançar, comer, beber e fazer compras. A vida social entre túmulos chegou a tal nível de efervescência que a Igreja passou a legislar sobre o uso do espaço. Acessem abaixo e descubram o por que. http://www2.uol.com.br/historiaviva/reportagens/os_animados_cemiterios_medievais.html Abraços.

Cuba, pra quem pediu...

A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou por consenso nesta quarta-feira a readmissão de Cuba no grupo, revogando a expulsão da ilha comunista realizada em 1962 por pressão dos Estados Unidos, no cenário da Guerra Fria. Isto é história acontecendo... Saibam mais nos links abaixo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u576094.shtml http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2009/06/03/ult1859u1077.jhtm http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2009/06/03/ult34u222905.jhtm Boa leitura.

As razões da Coréia

Um dos maiores especialistas em Coreia do Norte, o cientista político sul-coreano Paik Hak-soon, 54, falou com o blog. Ele estuda há 20 anos o vizinho comunista do Norte e já visitou várias vezes o país mais fechado do mundo, com a autorização dos dois lados. Suas opiniões fogem de muitos clichês que você já leu sobre o país de Kim Jong-il. Aqui ele explica como "pensa" o isolado regime. Acesse o link abaixo e confira no blog do Raul Juste. http://raulnachina.folha.blog.uol.com.br/arch2009-05-31_2009-06-06.html Abraços...