Descobertas pré-históricas na Baixada Fluminense - RJ

Cerca de 40 sítios arqueológicos foram descobertos pelo Instituto de Arqueologia Brasileira (IAB) durante as obras do Arco Rodoviário Metropolitano do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense. Dos 34 localizados sob o traçado da estrada, 22 já foram recuperados pelo instituto, enquanto os outros 12 serão resgatados até o fim do ano.

As descobertas vão desde o período pré-histórico até o Brasil Colonial. Foram encontrados um sambaqui – acúmulo de material orgânico e calcário – de 6 mil anos, resquícios de uma aldeia indígena com uma funerária e peças de cerâmica, ruínas de uma antiga fazenda e até um porto centenário no Rio Iguaçu, o qual Jandira Neto, arqueóloga do instituto, acredita se tratar do Porto do Barriga, de 300 anos de idade, até então nunca identificado.

“Esses sítios representam a ocupação da Baixada Fluminense desde o período pré-histórico. Qual é a importância disso tudo? É a gente ter a oportunidade de conhecer a Pré-história e a história dos povos que ocuparam essa região. Região essa que nunca teve recursos para se fazer esse tipo de pesquisa”, afirmou a arqueóloga em entrevista à Agência Brasil.

Fonte: http://www.agenda21comperj.com.br/noticias/descobertas-pre-historicas-na-baixada-fluminense

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões para o Terceirão...

MEC quer substituir disciplinas por quatro áreas temáticas no ensino médio; o que você acha?

O fim do João Bafo-de-onça.