E ainda me perguntam: pra que serve a História?
Atualmente, na sociedade do consumo e do status, onde o que vale é o presente e o futuro, a História é vista como um conhecimento praticamente dispensável, tanto para a vida e, fundamentalmente, para o mercado de trabalho. Para quê estudar coisas "antigas", que aconteceram há muito tempo? Que importância tem a História para a vida? Nós, historiadores, não salvamos vidas como os médicos, não construímos edifícios, pontes ou rodovias. Não prendemos e nem julgamos criminosos, nem apagam incêndios e sequer inventam equipamentos eletrônicos ou remédios para a cura do câncer. Então, qual a finalidade em estudar o passado diante de tantas necessidades do presente?
As diversas formas de comportamento que observamos atualmente, que resultam em violência, como a xenofobia e o racismo, a incompreensão por certos hábitos alimentares e por certas tradições. As polemicas relações de gênero sustentadas por costumes e crenças muito diferentes das nossas, geralmente existem por falta de conhecimento histórico ou por um mal conhecimento da história. O estudo da história, portanto, tem a importância de dar, sobretudo, suporte compreensivo às pessoas, para que ajam com maior prudência, civilidade e tolerância, em seu meio e em situações estranhas à sua cultura.
Podemos dizer que, em grande parte, a história continua sendo a “mestra da vida”, como entendia Cícero. Mas devemos reeducar nossa percepção sobre essa disciplina para poder compreender sua importância para a vida.
Habilidades que o estudo da História nos possibilita:
1. Extrair evidências e significados em fontes diversas.
2. Avaliar interpretações conflitantes.
3. Analisar mudanças e continuidades.
4. Relacionar e confrontar diferentes tipos de evidências
5. Produzir conhecimento e resolver problemas
6. Utilizar múltiplos conhecimentos de diferentes ciências
7. Argumentar e expressar-se em diferentes linguagens de forma clara e fundamentada.
Marc Bloch, na sua obra Apologia da História disse “mesmo que julgássemos a história incapaz de outros serviços, seria certamente possível alegar em seu favor que ela distrai (…). Pessoalmente (…) a história sempre me divertiu muito”. Isso não deve ser subestimado: um dos fundamentos da atividade intelectual consiste no prazer, na satisfação derivada do conhecimento – o que responde porque todo historiador, professor ou estudante de História é apaixonado pelo seu estudo.
Referências:
BLOCH, Marc. A Apologia da História ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Unicamp, 1994.
https://ensinarhistoriajoelza.com.br/para-que-serve-a-historia-por-que-estudar-historia/
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