Perspectivas 2009 - Política

O texto a seguir foi publicado originalmente no Jornal do Tocantins/Perspectivas 2009.

Quando falamos em perspectiva estamos jogando com o provável, com o possível, com aquilo que pode acontecer, entretanto, não está garantido que aconteça. Todavia, quando o assunto é política, qualquer perspectiva relacionada à troca de partidos, falta de decoro, aliança PT e PSDB ou qualquer outra é pule de dez.
Acredito que o ano que esta por nascer será politicamente idêntico ao que se despede. Dirão alguns que 2008 foi um ano de eleições, eu desdigo dizendo que 2009 é véspera de eleições, e não é qualquer eleição, é véspera de um pleito presidencial. Notem nos discursos que vazam na imprensa que ninguém fala em 2009, mas só em 2010. Eis a opinião de quem não passa de um mero observador, nem tão atento.
Dilma vai ter de dizer se vai ou se fica, então ela vai perguntar ao presidente Lula. Mas o Lula também não sabe se fica ou se vai. Serra disse que vai, mas tem que dizer como, pois o Geraldo também que ir e o Aécinho parece que já está quase lá e o carro é um monoposto. O mineirinho também vai ter que perguntar para o Lula, e para o PT inteiro, se quiser uma carona. O presidente Lula tornou-se unanimidade nacional, levando até a oposição a afirmar seu apreço por ele. Quanto aos partidos a coisa é mais simples. O PSDB vai apoiar maciçamente seu candidato, só precisa saber quem será. O PMDB também terá candidato, mas não é seu, pode ser do PSDB, do PT, do PP, do PRP, do PDT, do PCdoB, do PV e assim vai. Ao que se percebe, o PT é o único que terá um candidato genuíno. Não, não, eu não disse Genoíno. Quanto ao DEM, este fará uma nova pesquisa para mudar de nome, provavelmente será NEM.
Aqui por estas bandas do cerrado a situação não será muito diferente. O que se forma no horizonte é uma prova de fogo para o governador Marcelo Miranda, ele terá pela frente mais uma oportunidade para testar se é capaz de transferir votos, uma vez que não pode mais se reeleger terá que apoiar alguém e vai ter que decidir ainda em 2009. Para a prefeitura de Palmas ele não foi bem sucedido, seu apoio não foi o bastante e perdeu munição. Quanto ao prefeito eleito Raúl Filho, este terá uma grande decisão a tomar. Foi eleito, e muito bem eleito, para governar Palmas, mas pode entregar a prefeitura a Edna Agnolin caso saia candidato ao governo estadual. Será que seus eleitores vão engolir essa? O PT acredita que ele tem cacife para tanto e a Edna vai torcer os dedos para o Raúl também acreditar. Um fato novo neste final de 2008 veio causar mais furor ainda na briga pela sucessão de Marcelo Miranda, a ascensão da senadora Kátia Abreu à presidente da CNA. Seu apoio vai ser disputado a tapas, e beijos, batons, esmaltes, poás. Isso caso ela mesmo não se arrisque numa peleja para o cargo executivo. Ainda surge o nome do senador João Ribeiro, que já anda soltando alguns balões de ensaio por aí. Teremos duas vagas para o senado, aí creio que o a cobra vai fumar, devem surgir nomes como Eduardo Siqueira, Marcelo Lelis, Solange Duailibe, Eduardo Gomes, Vicentinho e do próprio governador Marcelo Miranda entre outros.
Um feliz 2009 a todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões para o Terceirão...

MEC quer substituir disciplinas por quatro áreas temáticas no ensino médio; o que você acha?

O fim do João Bafo-de-onça.