Dica da semana: Anotações em sala de aula.

Fazer anotações em aula torna aprendizado mais eficiente.
Simone Harnik (publicado na pagina do UOl Educação.)

Se você acha que ir à escola e prestar atenção no que o professor diz é suficiente para aprender a matéria, pode estar enganado. A prática de tomar notas vai além de um hábito da turma dos nerds: pode mesmo melhorar o desempenho em testes e facilitar o entendimento do conteúdo.

Segundo Ocimar Munhoz Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo), para haver aprendizagem o fator fundamental é a "interação". "É preciso trocar as impressões da matéria com outras pessoas. Até para que o estudante possa dizer 'você errou'", afirma.

Anotar durante as aulas ou nas horas de estudo facilita aprendizado do conteúdo
O certo e errado, de acordo com Alavarse, é mais bem definido nas disciplinas de exatas. Como nas humanidades, em geral, pode haver muitas versões para um mesmo fato, o debate e a discussão são boas formas de colocar o conhecimento à prova.

Mas para que essa interação seja proveitosa, o especialista da USP afirma que o aluno deve fazer a sua parte. Como? Por exemplo, marcando o que achar interessante para as discussões em suas leituras prévias.

"Anotando estamos fazendo sínteses, resumos. E os resumos nos orientam. Se uma palavra aparece muito em um texto, é importante anotá-la, pois ela pode ser carregada de sentido". Depois de separar a palavra, o estudante deve buscar material sobre ela em um dicionário ou em livros da disciplina.

Perder menos tempo
A prática de manter um caderno com as anotações pode facilitar na hora da prova. Pegar o livro ou a apostila para rever todo o conteúdo costuma ser mais demorado do que ler o que você anotou durante a aula ou durante as horas de estudo.

1- Anotar ajuda a memorizar a leitura e as aulas
2- Suas anotações são fontes de dicas do que o professor considera mais importante
3- Tomar notas ajuda a se concentrar na sala de aula
4- Anotações são uma fonte de informação para se preparar para as provas
5- Seu caderno, normalmente, terá informações que não estão em qualquer outro material
Fonte: Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Stanford
Cinco razões para anotar

"Quando o estudante lê um texto de 20 páginas, tem de ficar com, pelo menos, meia página de anotações daquele texto", diz o especialista.

"Esse princípio de anotar é aparentemente simples, mas é decisivo. A escrita é a arte da memória. E o procedimento ajuda ainda mais quem tem muita coisa para estudar."

Já o formato das anotações, segundo Alavarse, depende do estudante. "O importante é construir resumos, resenhas, sínteses. Não importa como vai ser o começo. Cada um aperfeiçoa como pode. Seja no laptop, no papel ou no livro", afirma.

1- Concentre-se na aula ou no material de leitura
2- Anote com consistência; sem preguiça.
3- Seja seletivo. Não tente escrever tudo: cada pessoa fala de 125 a 140 palavras por minuto. Quem anota, consegue escrever, em média, 25 palavras por minuto.
4- Escreva o que foi dito ou lido com suas próprias palavras
5- Organize as suas anotações
6- Seja breve, escreva apenas os pontos importantes.
7- Use letra legível. Anotações não têm valor, se você não puder lê-las!
8- Não se preocupe com a correção gramatical
Fonte: Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Stanford

Comentários

Raphael Brandão disse…
Prestar atenção é importante mais vc tbm tem que anotar isso vai ajudar quando vc estiver estudando, se vc anota td e estuda por aquilo q vc anotou vc fara uma boa prova.
Natan Henrique Granetto 3º ano 'A' Colegio Ulbra Palmas disse…
Creio que essa dica, seja uma das melhores para quem está passando por um ano como este para mim, o terceiro ano do ensino médio.Quando estamos em sala de aula, e eu posso afirmar, que na maioria das vezes nas disciplinas de história e de geografia, é dificil manter-se consentrado em determinados assuntos, isso, pelo simples motivo que essas matérias abrangem muito conteúdo.As dicas que estão no texto, são importantes mesmo, quando estou estudando, muitas e muitas vezes, fico meio perdito quanto por onde começar, creio que com mais anotações ficaria mais facil, pois quando anotamos, fazemos uma especie de "roteiro de estudos", sem falar no fato de que apenas com as explicações do professor, fica dificil entender, e isso está descrito no texto, na seguinte frase:"cada pessoa fala de 125 a 140 palavras por minuto. Quem anota, consegue escrever, em média, 25 palavras por minuto.
", talvez saber oque anotar, seria o ponto de partida para um bom estudo, e que venha o vestibular!
Joyline M. 3º B disse…
De fato, anotar discursos, explicações e matérias que me interessam tem me ajudado muito. Quando sinto o desejo ou tenho a necessidade de relembrar-me de algo, sei que estará anotado em meu caderno e isso me dá mais segurança tanto em conversas como axilia no estudo para avaliações escolares. Fazer anotações é uma ótima dica para estudantes.
Bruna 3º A disse…
É sempre bom aprender coisas novas, ainda mais se essas coisas nos ajudaraam para a vida, afinal esse ano é um ano decisivo para os alunos do terceirão, se está a meses da prova que irá decidir o seu futuro, então deve-se saber um boa forma para se estudar e realmente aprender o conteúdoo. É esse artigo concerteza é uma ótima coisa a se seguir, estudar, porém saber estudar. E que venha o vestibular cmo disse o NAtan. :]
**feh** disse…
Acho uma ótima dica também. Eu custumo anotar e afirmo que é muito bom na hora e estudar, pq os professores explicam de uma forma mais simples do que esta no livro, então é mais fácil de entender quando for estudar para as provas.

Postagens mais visitadas deste blog

Questões para o Terceirão...

MEC quer substituir disciplinas por quatro áreas temáticas no ensino médio; o que você acha?

O fim do João Bafo-de-onça.