E o nobre deputado tem razão.

Artigo publicado originalmente no Jornal do Tocantins dia 09/05/2009.

Prof.º Ederval Camargo Rocha.

A frase do mês a ser batida é: “Estou me lixando para a opinião pública. Até porque parte da opinião pública não acredita no que vocês escrevem. Vocês batem, mas a gente se reelege” (o “vocês” da frase são os jornalistas). As declarações do deputado federal Sérgio Moraes do PTB-RS (acho importantíssimo ligar as unhas aos dedos) que apimentaram a semana política nacional, não são de assustar por diversos motivos, mas são dignas de uma rápida analise. “Vocês batem, mas a gente se reelege”. Em primeiro lugar porque deputado não é dado a pensar muito antes de falar, principalmente quando esta fora de seu habitat*, sempre escapa uma besteira, em se tratando de um “quase nada”, isso é mais provável ainda, eles adoram aparecer, eles precisam. Em segundo porque deputado realmente não está nem um pouco “se lixando” para opinião pública, apesar de pensarem diferente, mas pensamento de deputado não vale. Até proponho uma salva de palmas para o nobre legislador, pois tamanha sinceridade deveria ser exemplo na casa. Hoje, conforme indica o monitor de escândalos do UOL, temos 51 listados, entre tantos temos o Castelogate, 03. Agaciel Maia e sua mansão, 04. Horas extras nas férias, 05. Chico Alencar (PSOL-RJ) contrata correligionário, 06. Diretor do Senado usava apartamento funcional para família, 07. Sarney (PMDB-AP) utiliza seguranças do Senado no Maranhão, 08. Nepotismo terceirizado, 09. Tião Viana (PT-AC) empresta celular à filha, se tudo isso não for o mesmo que não se lixar pra opinião pública, então não sei nada. “Vocês batem, mas a gente se reelege”.
Continuando, a segunda parte da frase, “Até porque parte da opinião pública não acredita no que vocês escrevem”, poderia ser reescrita assim: “Até porque parte da opinião pública não ‘lê’ o que vocês escrevem”. Não acreditar é uma coisa, não ler é outra, e é muito mais séria. Há algum tempo, também aqui, eu escrevi sobre autonomia e como podemos alcançá-la, um ser autônomo é alguém que consegue transformar informação em opinião, dizia que o exercício da autonomia opõe-se a todo e qualquer desmando entre outros males. Como professor eu percebo facilmente como se constrói o distanciamento entre eleitor e informação, como o individualismo se sobrepõe à sociedade e líderes se constroem com favores, a única autonomia que se pensa é a financeira. O nobre Sérgio Moraes Vocês Batem, Mas a Gente se Reelege, foi escolhido pelos pares para fazer o serviço sujo, sabe a história daquele colega grandão e forte, estereotipado como lento e bobalhão? Este é o Sérgio Moraes, o colega grandão e bobalhão, que não sabe formar duas frases sem falar uma besteira, mas vai salvar a turma da degola, este é o presidente do Conselho de Ética. Segue parte do discurso dele na reunião do Conselho: "Podem me atirar no fogo que não tenho medo. Tenho sete mandatos e seis filhos, minha mulher é prefeita. Não é pouca vergonha eu estar aqui. Pouca vergonha são aqueles que nunca concorreram a nada se intitularem patronos da ética e da moral, é um jornal que não recolhe imposto, é bater no trabalho infantil e usar crianças em novelas." Perceberam a política do tenho? Tenho isso, tenho aquilo, tenho mais ali. No século XVI, aqui no Brasil, tudo se conseguia a partir do que se possuía, fosse uma casa com paredes, “peças” de trabalho, porcos, cavalos, cama, casa com telhado, e assim por diante. Eu tenho, eu posso. Atenção todos, só vale falar de ética e moral quem concorreu pra alguma coisa, eu já concorri pra presidente de sala, será que conta? Não é pouca vergonha, é total falta da dita cuja. Se depender do cara tchau criancinhas das novelas (danou-se, o que salva a novela das oito são as menininhas dançando e virando o olho). É minha gente “Vocês batem, mas a gente se reelege”. E se reelegem mesmo. A moralização da política no país deve passar, impreterivelmente, pela tomada de consciência do eleitor. A bravata do deputado Sérgio Moraes Vocês Batem, Mas a Gente se Reelege é séria e verdadeira, a indisposição à informação, ao conhecimento e a responsabilidade, leva o indivíduo a ser conivente com a corrupção, com a imoralidade e a impunidade. Leia, informe-se, fale, faça.

Comentários

Joyline M. 3º B disse…
É digno de nota que os apenas os eleitores conscientes tem o direito moral de questionar e expor falhas de seus representantes, pois os que venderam seus votos, venderam junto com eles seu direito de expressar qualquer opinião sobre incorrupções, desvios públicos e quaisquer outras falhas no sistema político que "escolheu"; inconscientemente, mas escolheu.
Anônimo disse…
Carolina Rodrigues Costa 2ºano ‘’B’’
‘’Até proponho uma salva de palmas para o nobre legislador, pois tamanha sinceridade deveria ser exemplo na casa’’
Por mais que tenha razão (em partes) e sido ‘’sincero’’ o nome já diz: deputado federal e + relator do Conselho de Ética. Pois é, “conselho de ética”. Será que alguém por lá sabe o que é ética?
“Estou me lixando para a opinião pública’’”.
Como alguém que trabalha com o ‘’publico’’ não vai se importar com a opinião de tal?
Lixar-se para a opinião pública é lixar-se para o povo brasileiro, povo que votou nesse senhor e o elegeu. Mas acreditem tudo isso é culpa do próprio povo que elege uma pessoa como essa a Deputado, Será que já não basta a população ser chicoteada com as atitudes deles. Ainda precisam ficar dizendo que podem fazer o que quiser que eles sempre se reelegem…
Se a Câmara dos Deputados é “a casa de todos os brasileiros”, está mais do que na hora de tirar de lá aqueles que não nos respeitam e não representam.
Anônimo disse…
bom eu acho q concerteza os eleitores conscientes devem questionar e avaliar expor falhas de seus representantes escolhidos pois os que vendem os votos vendem consigo mesmo o direito de exprressar opinioes sobre corrupçao,desvio de verba,e qual outra falha sistema politico escolhido inconscientemente
Anônimo disse…
bruno riordan diz: bom eu acho que concerteza os eleitores conscientes devem questionar e avaliar expor falhas de seus representantes escolhidos pois os que vendem os votos vendem consigo mesmo o direito de exprressar opinioes sobre corrupçao,desvio de verba,e qual outra falha sistema politico escolhido inconscientemente

Postagens mais visitadas deste blog

Questões para o Terceirão...

MEC quer substituir disciplinas por quatro áreas temáticas no ensino médio; o que você acha?

O fim do João Bafo-de-onça.