O nome da avenida.

edervalcr@gmail.com


A mudança do nome da Avenida Teotônio Segurado pode ser abordada sob vários aspectos, tanto em função da legalidade da ação, quanto pelo contexto político que nela se encerra. É por essas bandas que me arrisco a escrever, de uma forma clara e cuidadosa, tentando deixar bem escrito que não tomo partido de ninguém, apenas deixo escapar aquilo que não me passa na garganta. Completando vinte anos de vida, nossa jovem capital respira ares de coisa velha, ultrapassada, caracterizado por um sem números de atitudes insensatas, impensadas, individualistas que nossos homens públicos vêm demonstrando ao longo de todo este tempo, apoderando-se da coisa pública para seu uso com fins pessoais ou de grupos. Uma cidade que nasceu com o desejo de ser moderna e justa, não passa de uma reprodução do que sempre se viu na sociedade brasileira, moderna nos prédios, nas praças, mas velha e caquética na conduta política. A clássica divisão política dos tempos dos coronéis aqui se repete com marcelistas e siqueiristas, nada mais retrogrado, os currais eleitorais nas estruturas de uma dezena de municípios com dois, três mil habitantes, dividir para dominar. Palmas já nasceu mercadoria, com um dono, assim como o próprio Estado, ao longo de 20 anos sua propriedade passa de mãos em mãos e, como um produto, vai se desgastando, perdendo valor, depreciando. Espaços públicos viram campos de confrontos pessoais, como crianças num jardim de infância – Ah, é assim? Então toma isso. A idéia de mudar o nome da Avenida Teotônio Segurado é só mais um exemplo, ou alguém consegue enxergar algo de produtivo nessa atitude? Quais as benesses que esta mudança trará para Palmas, assim com a retirada dos frontispícios do Palácio Araguaia, nenhuma, mas não é isso que importa o que importa é mostrar que eu posso. O fundamental é colocar o dedo na cara do outro e dizer: Viu? Eu fiz! A vingança dos amores traídos, dos desejos não realizados e dos ciúmes irremediáveis.
E assim caminhamos, veículos públicos rodando em fim-de-semana com famílias abarrotadas em seus bancos, parados em salão de beleza, estacionados em quiosques de sucos pela cidade, carregando compras em supermercados, estacionados em vagas especiais, veículos com dez anos de uso leiloados como sucata, a preço de banana. È o patrimonialismo claro e vergonhoso, que consome com os bens públicos, com o que é meu, seu, nosso.
Mas em seus 20 anos, nem tudo é ruim, temos algo de bom, nem tudo esta podre no reino do Pequi. Temos projetos que melhoraram o atendimento às crianças, a educação, a cultura, mas tudo isso desaparece frente a aberrações como a mudança do nome das avenidas, falta de remédios, quadras sem asfaltos e cheias de açudes, isso mesmo, açudes, as poças estão tão grandes que formam verdadeiros açudes e os carros se transformam em veículos anfíbios, temos avenidas inundadas, carros parados, lama, buracos. A cidade atingiu a maioridade há algum tempo, mas ainda é muito dependente, é linda por fora e horrível por dentro. Mudou-se o nome das Avenidas mas na cidade não mudou nada, ano que vem tem eleição, alguém aí consegue fazer uma idéia onde tudo isso vai parar?
Solução? A principal é não deixarmos que isso se torne hereditário, Palmas e o Tocantins não podem ser deixados a herdeiros destes que ai estão, não pode ser herança de família. Tudo isso aqui é nosso, daqueles que escolheram esta terra pela sua beleza, pela sua juventude e não como butim de piratas. Parabéns Palmas.

Comentários

Bruno Tanus disse…
Bom, vejo isto como um jogo de imagem. Talvez a proibição de nomear algo a alguem vivo seja por este motivo mesmo. Imagine se colocarmos tudo o que o Maluf fez com seu nome? Seria o maior marketing pessoal do estado de São Paulo. COm isso, falando o nome dele diariamente, e lembrando sempre, sera facil conquistar o espaço politico em Palmas
Unknown disse…
Achei essa mudança a coisa mais ridícula, são coisas que não vão mudar nada na cidade, como você disse Ederval ..
Detalhe: no caso do Siqueira Campos, ele nem aprovou isso ..
:)
Marília B. disse…
Também acredito que nossos políticos têm mtas outras coisas mais importantes para se preocuparem do que mudar o nome de uma avenida.
Jaine disse…
Acho ridículo que se tenha mudado o nome da avenida, afinal as pessoas estão tão acostumados com o nome antigo que nunca vão chamá-la pelo nome adotado agora, acho que os políticos deveriam se importar com coisas mais serias como, por exemplo, sancionar projetos de lei que tragam benefícios a população.
Catherine disse…
Problemas nos pronto-atendimentos em hospitais, problemas com a educação que é a pior do país e eles se preocupam em mudar o nome da avenida?!
Unknown disse…
Um verdadeiro jogo de poder , no qual temos os nossos representantes mudando nome de rua.Onde deveriam estar preocupados com o abandono da que nossa cidade esta vivendo.Palmas 20 anos,um sonho que se torna realidade e que com tempo começa a se transformar em pesadelo.Será que o"reino do pequi"continuara assim?!
Arthur.S. disse…
"Extra! Extra! acidente na avenida Siqueira campos mata 3 e deixa 2 feridos" kkkkkk muitas outras coisas precisando da atenção do nosso governo nesse momento!!!!
Anônimo disse…
bruno riordan diz: bom eu acho simplismente ridiculo mudar o nome o nome da nossa avenida ainda mais por um nome de um cara que nao fez nada pelo nosso estado e ainda fala mal do nosso governador que esta lutando por um estado melhor
**feh** disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
**feh** disse…
Eu não acho ridicuo,so acho que não tem um nenhum beneficio para a sociedade. Mas acho que o ex governador Siqueira Campos fez por merecer, e não concordo com o comentario acima, que diz que ele não fez nada, pois ele foi uma das principais pessoas que lutaram pela concretização do sonhor da criação do estado. E se o governador atual fosse tão bom assim, não estaria recebendo pedidos de cassação. A única coisa que ele sabe fazer é pidi prazo. Só espero que todos tenham consciência na proxima eleição para eleger um governador que faça o que é bom para o crescimento de nosso estado.

Fernanda Danielle 3º A
M.T.S.A -[477]- disse…
Eu lembro quando tiraram akelas "bolas" de cima do palácio... mas como eu era pequeno na época, não sabia ao certo oque estava acontecendo. Agora com a cabeça mais formada, ja posso perceber o quanto esses homens do poder jogam uns com os outros.
Axo inútil mudar o nome de uma Avenída como essa. Por mais que tentem, o povo ja se acostumou com o antigo nome.

"reino do pequi"... essa foi boa :P

*Matheus 3ºB
Pedro - 2º ano "A" disse…
é falta do que fazer, ai com isso ficam inventando coisas que não tenha futuro. Ao invés de tá arrumando os buracos nas estradas ficam perdendo "tempo" com isso.

Postagens mais visitadas deste blog

Questões para o Terceirão...

MEC quer substituir disciplinas por quatro áreas temáticas no ensino médio; o que você acha?

O fim do João Bafo-de-onça.