MEC quer substituir disciplinas por quatro áreas temáticas no ensino médio; o que você acha?
O Ministério da Educação pretende acabar com a divisão por disciplinas presente no atual currículo do ensino médio, o antigo colegial. A proposta do governo é distribuir o conteúdo das atuais 12 matérias em quatro grupos mais amplos (línguas; matemática; humanas; e exatas e biológicas).
Acessem os links abaixo e participem do debate.
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff0405200901.htm
http://forum.educacao.blog.uol.com.br/arch2009-05-03_2009-05-09.html#2009_05-04_10_28_59-8953204-0
Um grande abraço e ótima semana!
Comentários
Beijim*
Thays Parrião
E alem disso os alunos estudam pra passar no vestibular pra um curso bom e ter uma vida confortavel. E só passa no vestibular quem sabe 'mais'.
1) A interdisciplinaridade não elimina a qualidade do ensino. Pelo contrário, a associação pode formar paradigmas mais sólidos, facilitando o aprendizado. A relação entre as matérias torna absurda, pelo contrário, a separação feita atualmente.
Na verdade não ficará nem um pouco mais fácil com a união. Pelo contrário, ao precisar relacionar as matérias, o aluno terá que se aprofundar mais em cada uma delas.
2) Só vai ficar mais difícil no vestibular para quem quer simplemente memorizar conteúdos e vomitar na prova. É precisamente contra esse tipo de atitude que a interdisciplinaridade surge. Memorizar e aprender são coisas muito diferentes. Nunca vi um absurdo maior do que o dito acima: que isso aumentará a concorrência. Se quer dizer que mais pessoas terão oportunidades sem terem que se torturar memorizando coisas e que por isso haverá mais concorrencia, então ok. Caso contrário, poderíamos relacionar a taxa de natalidade a esse método de ensino. Foi basicamente o que disseram.
3) O estudo não é apenas existente pelo motivo de querermos uma vida melhor em termos financeiros: é uma ferramente de amencipação social. Enquanto continuarem estudando coisas pra arrumar um emprego que pague bem, a alienação continuará mantendo esse sistema falido. Essa mentalidade é estúpida: aprender é um prazer que basta a si mesmo.
Desculpe a agressividade, mas também sou vestibulando para esse ano e não me conformo com absurdos infundados que as pessoas propagam.
Sobre memórias e que tais,vejamos...
Agora virou moda e vende bem certa cretinice modernosa de que se pode aprender e raciocinar sem MEMÓRIA.
Um colégio caríssimo de Floripa,que vive de robotizar alunos pra vestibular,tendo também sua faculdadezinha particular,infestou a cidade com outdoors contendo propaganda enganosa do tipo "aprender não é memorizar, é raciocinar".Uma outra propaganda enganosa,de mais ou menos um ano atrás,na tv,trazia cenas de um garoto sentado a uma mesa,com livros e cadernos,olhando pela janela aberta o bando que se divertia jogando bola,e arrematava dizendo algo como "aprender/estudar não precisa ser chato".
cont.
Confundem memorização do tipo papagaio com o verdadeiro papel da memória em todo processo de aprendizagem de tudo na vida,não só na escola e seus conteúdos.O que seria da humanidade sem o que lhe foi mais útil na evolução como a memória trocentas vezes mais poderosa do que outros animais?Numa época onde não havia suporte pra armazenamento de dados,nem mesmo paredes de cavernas em abundância,nem material de impressão(ahhh, vai ver já havia canetinha hidrocor e lápis de cor, não?),todo conhecimento adquirido,que servia de base pra outras descobertas e associações,se acumulando e pra pronta entrega e uso em situações conhecidas e novas,ficavam onde?Na memória!Ou não?
Fico cá a pensar como felizes são os que perdem a tal memória...Alzheimer,já!Pra todos!
Coisa mais inútil no nosso dia a dia, não?onde estão as chaves?que será que comi ontem?senha de banco?que é isso?Não memorizou?Ahh,tá na agenda...e onde está a agenda?
Tsktsk
Que lindo o cara parar o trabalho,qualquer que seja,porque precisa procurar os dados, as informações nos livros,no caderninho de anotações,talvez o google...Que memorizar o quê!!Deixa o médico ficar olhando livros de anatomia pra saber onde está o quê e como fazer,o paciente que espere lá na mesa de operações.
Dando um salto no tempo,computadores sem memória...Hummm.Epa!mas não é justamente sua grande capacidade de memória que nos é tão útil?Sem falar que até pra fazer seus cálculos complicadíssimos e em velocidade que humano nenhum faria ele usa justamente...memória?Todos os seus comandos de como e o quê fazer não estão na memória?
Pois é.Nem vou adentrar na falta de memória que leva o povo a esquecer até em quem votou um ano atrás...Ou no que fizeram os políticos,daí dizerem que o o povo não tem memória...
Quando não se sabe sobre o que se fala,dá em coisas tolas como "Memorizar e aprender são coisas muito diferentes".
Mas como vem um dândi das estepes,entediado da vida rica e 'burguesa' cheias de saraus literários em casa de papá e mamã,educado por tutores particulares,sem se misturar com piolhentos em escolas do seu tempo,falar em'mediação,interatividade,processo sócio-histórico(como se não tivesse sido sempre assim...),pronto: promovido a gênio da humanidade.
Aiai,que enfado!O cara estudou(?)Direito e não deu certo,depois Medicina e fracassou,acabou virando Psicólogo-Pedagogo-Educaddor.
Se tivesse usado a memória do que 'decorou' em Medicina,saberia que a tuberculose era e é uma doença evitável.Se um médico não sabe se proteger de tuberculose,boa coisa não devia ser.Morreu disso e cedo.Menos mal!Mais tivesse vivido,mais porcaria teria deixado.
Como será que alguém escreve um comentário sem fazer uso da memória como acabei de fazer?
Não,não,não precisam explicar;eu só queria...entender!
Como alguém pode raciocinar sem usar dados da memória...Como aprender um idioma só raciocinando,logo idiomas que pouco têm de lógica,mas graças a esses amontoados de dados decorados e suas regras,adquiridos por osmose, por mera imitação dos pais,dos outros falantes em redor,sem consciência de que está raciocinado,é que aprendemos a nos comunicar,entender, ser entendido e elaborar pensamentos sofisticados...
Obrigada,Mozart,pela sua magnífica memória musical!Há quem nos delicie com suas obras geniais(que você dizia ter toda em sua cabeça,pronta),tocando sinfonias inteiras ao piano,sem nem mesmo olhar partituras...
Donde será que eles,pianistas,por exemplo,tiram as notas que seus dedos ágeis,obedientes e bem treinados executam?Se não é da memória e de onde?do fiofó com um gancho?
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